top of page

Sobre a Doença

Doença de Crohn e Retocolite ulcerativa são as duas principais Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs). São doenças crônicas, imunomediadas, sem cura até o momento, mas que com tratamento bem conduzido há controle da inflamação e dos sintomas.

AS DII'S

As DIIs estão aumentando globalmente. Atingem não somente os países desenvolvidos, mas também países não ocidentais como os do Sudeste Asiático, América do Sul, Europa Oriental e África. Afetam atualmente cerca de 0,3% da população mundial (acima de 20 milhões de pessoas), tem dois picos de incidência, sendo o primeiro entre 15 e 30 anos de idade e o segundo entre 50 e 80 anos e acomete igualmente homens e mulheres.

CONHECENDO MELHOR AS

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS

INTESTINAIS

1 - Qual a causa das DIIS ?

image.png

É desconhecida até o momento, mas sabe-se que não é infecciosa e nem hereditária. Entretanto, familiares diretos de um paciente com DII tem maior predisposição para desenvolvê-la. O que ocorre é uma combinação de fatores entre um indivíduo predisposto geneticamente, desregulação do sistema imunológico, alteração do microbioma intestinal e fatores ambientais (alimentos industrializados, Anti-inflamatórios, estresse, etc)

2 - Quais os sintomas das doênca de Crohn ?

A doença de Crohn acomete da boca até o ânus e atinge de forma salteada todas as camadas do intestino podendo chegar até a gordura mesentérica. Os sintomas vão depender da localização e da intensidade do processo inflamatório. Dor abdominal recorrente, anemia, perda de peso, fraqueza, diarreia com pus, muco com ou sem sangue, febre, aftas ou úlceras na boca, constipação intestinal. As vezes a doença pode se manifestar com dor anal, abcessos, fissuras ou fistulas.

3 - Quais os sintomas da Retocolite Ulcerativa?

A retocolite atinge apenas a camada mucosa e/ou submucosa do intestino grosso (cólon). Inicia-se no reto e se não tratada adequadamente irá se extender de forma continua até a parte proximal do cólon (ceco). Os sintomas principais são diarreia com muco e sangue, dor abdominal, retorragia, anemia, perda de peso, tenesmo

4 - Quais os sintomas da Retocolite Ulcerativa?

Não. A doença ocorre com períodos de atividade da doença e períodos de remissão (ausência de sintomas). Se a doença é diagnosticada precocemente e o paciente é tratado corretamente ele irá ficar um longo período de remissão sustentada e profunda que é o principal objetivo do tratamento.

5 - As DIIs só atingem o intestino ?

Não. Existem as manifestações extra-intestinais (MEI) que podem ou não estar ligadas à atividade da doença. Essas manifestações podem preceder os sintomas intestinais em até 26% dos pacientes. As principais são articulares (dores e/ou edema nas juntas), na pele (eritema nodoso e pioderma gangrenoso), olho (uveite e episclerite), fígado (Colangite esclerosante primária).

6 - Crianças tem também Doença Inflamatória Intestinal ?

Sim. A doença pode atingir qualquer idade. Nas crianças, o diagnóstico em nosso meio tem sido muito difícil e tardio. Devem ser investigadas todas as crianças que apresentarem dificuldade em ganhar peso ou altura, dor abdominal recorrente, anemia, aftas, diarreia, sangramento retal, dores nas articulações, dor e vermelhidão nos olhos.

7 - Como é feito o diagnóstico das DIIs ?

Através da consulta com o especialista que é o gastroenterologista. Este irá ouvir detalhadamente a história do paciente, fará um minucioso exame físico incluindo o toque retal e a seguir irá solicitar os exames de sangue, urina e fezes (incluindo a Calprotectina fecal), exames endoscópicos (Colonoscopia, Endoscopia, Enteroscopia com duplo balão) e exames de imagens (Enterotomografia, Enterorresonância, US Intestinal) e Cápsula endoscópica para casos selecionados.

bottom of page